quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Verdade ou Mentira: Tema Livre

FT0








 O Sol é uma das maiores estrelas do universo.










 Lavoisier foi queimado na fogueira, pela Inquisição, por ter afirmado que a Terra é redonda.



3 – Frituras causam problemas cardíacos.







4 – Excesso de peso provoca acne (espinhas).





5 –  Alguns macacos são tão inteligentes que sabem até fazer apostas.





 Crocodilos engolem pedras para nadar melhor.






7 – Está para ser lançado um aparelho receptor de TV de 84 polegadas (2,13 metros).









  Mulheres obesas têm mais leite e maior facilidade para amamentar seus bebês.






 Tossir, pigarrear com frequência, ou qualquer outro gesto de cobrir a boca enquanto fala, pode indicar que uma pessoa está mentindo, tentando esconder alguma coisa.












10  Devemos beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

GABARITO
1 – Que o Sol é uma estrela, é verdade. Mas não é uma das maiores do universo. Na verdade, o nosso “astro-rei” é apenas uma estrela de 5a grandeza.
2 – É meia verdade. Lavoisier foi um químico francês, aliás, considerado o pai da Química moderna. Portanto, ele nunca fez afirmações envolvendo geografia ou astronomia, como, por exemplo, dizer que a Terra é redonda. Mas ele, realmente, foi guilhotinado, durante a Revolução Francesa. Um dos líderes da Revolução, Robespierre, mandou guilhotinar Lavoisier, na suposição (errada) de que ele participava dos ideais da aristocracia, por pertencer a uma família aristocrata.
3 – Depende. As frituras podem causar cardíacos quando se usam substâncias como banha de porco, manteiga ou margarina. Mas estudos recentes comprovaram que alimentos fritos no óleo de girassol ou em azeite de oliva extravirgem não causam esses problemas. De qualquer forma, convém não exagerar nas frituras, por causa do seu alto teor calórico.
4 – É verdade. Ao longo dos anos, os descobriram que gordura e acne andam lado a lado, especialmente entre mulheres jovens. Os cientistas não sabem exatamente porque, mas acreditam que hormônios em excesso provavelmente desempenham um papel nessa relação.
5 – É verdade, sim. Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizou um experimento com macacos e conseguiu fazer com que os símios aprendessem a usar dinheiro, apostar e até a se prostituir, em troca de guloseimas cada vez mais saborosas. Até nisso eles se parecem com os seres humanos, não?…
6 – É verdade, sim. No estômago de um crocodilo é possível encontrar muita coisa: restos de tartarugas, peixes, girafas, pássaros, búfalos, leões e até mesmo outros crocodilos. Mas o que mais impressiona é a presença de pedras pesadas. Eles as engolem para que o peso os ajude na capacidade de mergulhar.
7 – É verdade. A gigante multinacional sul-coreana LG Electronics prepara-se para revelar ao mundo a sua nova 3D UD TV de 84 polegadas (2.13 metros), com 8 milhões de pixels e resolução de 3840×2160 (quase quatro vezes maior do que a atual resolução disponível). Esta gigantesca tela incorpora ainda o “Controlo de Profundidade 3D”, e o “Sound 3D Zooming”, juntamente com 1.200 aplicações “Smart TV” e conteúdo 3D.
8 – É mentira. A obesidade nada tem a ver com a capacidade da mulher produzir maior quantidade de leite.
9 – É verdade. Todas essas atitudes demonstram nervosismo e medo, o que pode indicar que a pessoa está mentindo, principalmente o ato de cobrir a boca enquanto fala.
10 – Não é verdade. Apesar dessa crença ser muito difundida, não existe qualquer evidência médica de que devemos beber tanta água assim por dia. O que se recomenda são 2 litros de líquidos em geral, o que inclui sucos, leite e outras bebidas, além de frutas e vegetais que também cotem água (a melancia, por exemplo, tem 90% de água)
Uma das clássicas receitas para a boa saúde é manter a hidratação, bebendo no mínimo dois litros de água por dia. Não existe, no entanto, nenhuma evidência médica de que precisemos de uma dose tão alta assim. O necessário são dois litros de fluído, mas nessa conta também entram quaisquer outras bebidas, além de frutas e verduras, o que diminui a exigência de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário