quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Verdade ou Mentira: Natal

Natal
O Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro. Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro. Originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol, no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela igreja católica, no século III d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos povos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos, típicos do feriado, incluem a troca depresentes e cartões, a ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios etc.
Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para crianças. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para o comércio. (Wikipédia)
Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.
1.  Em Portugal, Papai Noel é conhecido como Pai Natal.

2. O trenó de Papai Noel é puxado por 6 renas.
3. O nome das 6 renas, em inglês são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet e Cupid.
4. Jesus é chamado de Jesus de Nazaré porque nasceu em de Nazaré, cidade da Galileia, no Norte da Palestina.
5.  Não se sabe exatamente a data do nascimento de Jesus. O dia 25 de dezembro é apenas uma adaptação das festas do deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos romanos.
6. José, esposo de Maria, a mãe de Jesus, nasceu em Belém, tal como Jesus.
7. A primeira árvore de Natal foi criada em Nova Iorque, no Natal de 1888.
8. O pinheiro é usado como árvore de Natal porque, na neve do inverno europeu, ele é a única árvore que permanece verde.

9. A maior árvore de Natal do mundo é a da cidade de Itu, no Interior do Estado de São Paulo, com mais de 100 metros de altura.

10. Uma árvore é usada no Natal para comemorar o nascimento de Cristo devido à tradição. Civilizações antigas, no terceiro milênio antes de Cristo, já consideravam as árvores como um símbolo divino. Sua projeção vertical, com as raízes fincadas no solo, marcava a aliança entre o céu e a terra.

GABARITO
1 – É verdade.
2 – Mentira, são 8 renas.
3 – Mentira. Já dissemos que são 8 renas; portanto, faltam os nomes de duas: Donder e Blitzen.
4 – Mentira. Jesus nasceu em Belém, na Judeia. Nazaré é a cidade onde Jesus passou parte de sua vida, desde quando voltou do Egito, em algum ponto de sua infância, até os 30 anos de idade.
5 – É verdade. A data de nascimento de Jesus ainda é muito discutida. Devido a falhas do calendário, há quem diga que ele teria nascido por volta do ano 6 d.C. Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes, isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C. Alguns historiadores afirmam ainda que ele nasceu no mês de agosto do ano 7 a.C.
6 – É verdade. Aliás, foi exatamente porque José era de Belém que ele e Maria tiveram que se deslocar até lá para se registrarem no recenseamento decretado pelo imperador Otávio Augusto. Todas as pessoas que viviam no império romano tinham que se registrar nas cidades onde nasceram.
7 – É mentira. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.
8 – É verdade. Os cristãos da antiga Europa ornamentavam suas casas com pinheiros no dia do Natal, porque ele é a única árvore que, na neve do inverno, permanece verde. A tradição transferiu-se para o Brasil, embora aqui não tenhamos neve.
9 – Mentira. A maior árvore de Natal do mundo está localizada na cidade de Gubbio, na Itália, e será acesa no dia 7 de dezembro pelo papa Bento XVI. A árvore de Gubbio está no Guiness Book como a maior árvore de Natal do mundo. Para iluminá-la, são utilizados 260 pontos de luzes coloridas e 270 lâmpadas grandes, além de 8.5 mil metros de cabo e 1.350 tomadas.
10 – É a mais pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário